GOVERNO DE RONDÔNIA SE PREPARA PARA O FUTURO

GOVERNO DE RONDÔNIA SE PREPARA PARA O FUTURO


Rondônia se prepara para o FutuRO

Combater a pobreza, erradicar a extrema pobreza, e criar oportunidades sustentáveis aos cidadãos, é o que o governo de Rondônia objetiva com o Plano FutuRO, que será lançado na próxima quarta-feira (19), às 15 horas, no auditório do Tribunal de Contas, em Porto Velho. O evento contará com a participação de autoridades, empresários, imprensa, e representantes da sociedade civil.

Dona Mariajacilene de Souza faz parte dos mais de 300 mil rondonienses, que vive em situação vulnerável no estado, com renda per capita de zero a R$140,00 ao mês, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), formam o quadro de pobreza e extrema pobreza em Rondônia.

Ela acorda às 4h30 e segue para o trabalho, que fica do outro lado do rio Madeira. Lá, dona Mariajacilene, faz farinha para sustentar os sete integrantes da família, que vivem numa pequena casa, de um cômodo, na periferia da capital. Segundo ela, tem dia que o trabalho segue por 15 horas ininterruptas e no final do mês, a renda final não ultrapassa um salário mínimo.

Aos 47 anos, ela carrega o sonho de ver os filhos e netos percorrerem um caminho diferente do seu. “Não sei ler e nem escrever, mas incentivo todos aqui em casa a nunca abandonar os estudos. Quero que tenham uma vida diferente da minha e que não sofram o tanto que sofri”, salienta.

O FutuRO está sendo planejado desde março e tem o propósito de mudar histórias de vida como a da família da dona Mariajacilene. Para que isso ocorra, o governador Confúcio Moura investirá um bilhão de reais na área social nos próximos três anos. Os 52 municípios serão contemplados com programas de transferência de renda, habitação, educação, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva e tecnológica.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem